top of page

Os Orixás

O entendimento sobre os Orixás requer um estudo profundo e vivenciado.

O que é bom saber é que eles atuam diretamente nas nossas vidas. Não fazem milagres, não realizam por nós, mas nos oferecem condições de realizarmos nossos processos evolutivos de forma mais segura e certeira.

Também é importante saber que não existe Orixá mais forte ou mais fraco, mais evoluído ou menos evoluído. Cada um deles é especialista em alguma área da existência, e todos eles são manifestadores da força da Criação.

Eles são, a princípio, a primeira manifestação direta da Criação, sem intermediários. São os sustentadores dos “Mistérios Divinos”, que regem os diversos aspectos da Criação como um todo e irradiam sua potência Divina ininterruptamente sobre tudo e sobre todos. Complexo, né?

São os “Arquitetos Siderais”, são os Deuses ou Divindades cultuados em diversas culturas antigas, como Romana, Egípcia, Indiana, nórdica, etc. Os arquétipos dos Orixás vêm da Cultura Africana de diversas regiões e por isso a eles são atribuídos nomes e características diversas.

Mestre Rubens Saraceni e as Entidades que escreveram sua obra, encontraram uma forma simples e abrangente de “classificá-los” para facilitar nossa compreensão. Ele fala simbolicamente como os Orixás sendo “braços de Deus” que se estendem e dão origem e sustentação a tudo. Classificou as irradiações Divinas em 7 Tronos Divinos que ao estudarmos profundamente, entendemos que abrangem todos os mais de 400 Orixás, mas usou os nomes mais populares aqui no Brasil.

Estes Seres maravilhosos que incorporam nos Humanos como nós, não são estas manifestações Divinas originais e sim Seres Naturais não humanos manifestadores das irradiações e energias dos Orixás Originais.

Vamos nos ater a falar um pouquinho sobre os Orixás da forma abordados pelo Mestre Rubens Saraceni. Mas Aqui na Morada de Meu Pai Oxumarê cultuamos vários outros. E todos se encaixam de alguma maneira na chave interpretativa da Umbanda Sagrada. 

Ah, importante você saber que não são os Orixás e seus manifestadores Naturais que dão consultas e que vem conversar durante o atendimento. A estes damos o nome de Entidades. Estes sim vem bater papo durante os trabalhos e em sua maioria são humanos como nós.

Saiba mais sobre os orixás:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Umbanda só faz o bem. Se faz o mal não é Umbanda.

©2024 by equipe da Morada de Meu Pai

bottom of page