top of page

Conversa de Exú!

Num dos trabalhos de domingo, enquanto saudávamos a esquerda, um dos Senhores Exús que nos ampara incorporou e assim que acabamos a saudação, ele se dirigiu a um dos Filhos que estava vivendo um verdadeiro inferno dentro de sua casa, em função de conflitos com esposa e com os filhos e perguntou:

- Meu filho, como estão as coisas na sua casa?

- Estão muito ruins, está um verdadeiro inferno.

- E como é que você entra na sua casa?

- Ah, não dou bola para a negatividade!  Já entro rezando... pedindo a Deus e a todo mundo que segure a onda, que me dê paciência e compreensão. E que me ajude a resolver os problemas que nós estamos enfrentando.

- Hun, sei!, disse o Exú.

E dirigindo-se a um outro que estava extremamente cansado, desgastado, perguntou:

- Meu Filho, como é que estão as coisas na sua casa?

- Estão mais ou menos, eu chego em casa e tenho vontade de me jogar no sofá, nem quero conversa, de tão cansado que eu estou.

- E como é que você entra na sua casa?

- Eu entro rezando para minha mulher não querer conversar muito, para as crianças não fazerem algazarra, para o telefone não tocar, para minha mãe não ligar e coisas assim, mas parece que não tem jeito! Acho que é meu karma, por que falta de rezar e de pedir pras minhas Entidades não é.

- Hun, sei! Disse o Exú.

E dirigindo-se uma filha perguntou:

- Minha filha, como estão as coisas na sua casa?

- Ah, quando eu chego em casa eu me sinto muito sozinha, aí eu acabo ficando um pouco triste, já logo quero sair, ou então vou dormir beeem cedo... tá assim.

- E como é que você entra na sua casa?

- Entro já conversando comigo mesma, me dizendo que está tudo bem, que eu não preciso me preocupar, que logo mais eu vou conhecer alguém, vou casar de novo, e não vou mais me sentir sozinha. Rezo também. É só colocar a chave na porta que já vou chamando toda a Exuzada, Boiadeiro, Caboclada, todo mundo, para eu não ficar com medo. Mas olha, tá difícil, viu Seu Exú!

- Hun, sei! Responde o Exú.

E dirigindo-se a outra filha:

- Minha Filha, como estão as coisas na sua casa?

- Estão bem, quer dizer...ah, eu trabalho o dia inteiro, e chegando em casa tem uma montanha de coisas para fazer, já sei que ninguém vai me ajudar, mas tudo bem.

- E como é que você entra na sua casa?

- Eu já entro correndo, pensando por onde eu vou começar, o que e como eu vou falar para meus filhos me ajudarem a arrumar toda a bagunça, já chamo todas as Entidades, às vezes já corro acender uma velinha, e assim eu vou levando. Acho que a vida é assim mesmo.

- Hun, sei! Disse o Sr. Exú.

 E assim foi perguntando um por um e a grande maioria respondia que estava mais ou menos. Por fim, ele disse a todos:

- Olha aqui, vocês sabem por que estão vivendo mal dentro da própria casa de vocês?  É porque estão fazendo tudo errado. A casa da gente é uma extensão do que nós somos. Casa é uma coisa muito particular. Se moram 3 pessoas na mesma casa, ela vai ser diferente pra cada uma das 3 pessoas. E sabem por que? É porque cada um entra na SUA CASA e lá permanece.

Quando se passa pela porteira de entrada, você escolhe em qual dimensão da casa você vai habitar. Existem centenas de “casa de vocês” plasmadas no mesmo espaço. Todas as casas que você já criou na sua emoção e na sua mente estão lá, todas no mesmo lugar. E quando você chega, lá na porta você escolhe em qual delas vai entrar.

O segredo está na passagem.  E aí não adianta mais rezar pra ninguém, se você já entrou pela passagem do medo, da solidão, da pobreza, da carência, da briga, da desavença, da doença, do cansaço.

Vocês tem que escolher antes de passar pela porta! Se você vai pra casa levando todo o seu desequilíbrio que gerou o cansaço, você vai viver num ambiente irritante, depressivo, cansativo. Se você vai pra casa levando o seu desequilíbrio que está alimentando a discórdia e o desentendimento, você vai viver num verdadeiro inferno mesmo, porque você abriu a porta do inferno.

Se livrem do seu estado emocional desequilibrado antes de passar pela porteira de entrada. É difícil? É nada! Difícil é viver numa casa que só colabora pra você ficar pior do que estava. Respirem fundo, deem uma sacudida no corpo, sintam-se aconchegados e agradecidos por terem uma casa para voltar. Se perceba cheio de Paz e de Alegria, independente se tem alguém rabugento ou com ódio lá dentro.  Se veja num estado gostoso e aconchegante. Assim, vocês vão abrir e entrar numa casa na qual vale a pena viver.

Depois que você passou pela porta, aí sim, você pode refletir sobre os seus problemas, pode buscar o entendimento e o equilíbrio que está faltando. Mas você já vai estar dentro da casa que um trabalhador do bem merece ter.

E não é só na sua casa não! É no trabalho, é na casa das pessoas, dos parentes, é aqui no Terreiro, é em todo lugar.

Lembrem-se de que toda porteira, toda porta oferece essa possibilidade de se escolher o que se vai viver depois que passar por ela.

Olha, que de porteiras eu entendo! Já vou seguir pelas passagens do meu destino. Salve a coroa de todos vocês! Salve a Umbanda Sagrada!

Salve Sr. Exú Sete Porteiras! Salve a sua força, seu poder, sua evolução! Salve seu ponto de força!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Umbanda só faz o bem. Se faz o mal não é Umbanda.

©2024 by equipe da Morada de Meu Pai

bottom of page